Artigos publicados

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A importância de escolher um bom treinador

A procura de um bom treinador não é tarefa fácil, pois sabemos que até nos grandes clubes as escolhas nem sempre são acertadas.
É de todo importante definir qual o tipo de padrão pretendido.
Se for para os escalões mais baixos da formação, pretende-se que o treinador tenha métodos criativos adaptados aos processos de treino. O trabalho lúdico tem uma forte componente de estimulação para os mais jovens. Julgo ser de todo importante que o treinador consiga formar uma equipa técnica composta por pessoas com alguma sensibilidade no trabalho com as crianças, com paciência nos processos de acompanhamento, demonstrando respeito igual por todos. Se o grupo for grande, também será necessárias mais pessoas na formação das equipas técnicas, para que todos se sintam acompanhados no desenrolar dos treinos.
Nos escalões de Juvenis e Juniores, o padrão pretendido será o de um treinador formador de atletas com espírito competitivo e com algum rigor ao nível do comportamento. Nestes escalões julgo já não ser muito importante a formação de grandes equipas técnicas, pois os jovens já são conhecedores de processos em que valorizam ou desvalorizam os técnicos consoante o seu interesse.
Seniores
Preparado para ser treinador!?
Os clubes dentro do possível procuram encontrar o “treinador ideal”.
Costumo dizer que os treinadores não são melhores nem piores, são diferentes; mas também será bom dizer que apesar de diferentes, existem treinadores com bastantes conhecimentos e que fazem uma busca contínua de conhecimento, de forma a realizarem trabalhos com bastante qualidade e competência. Nem sempre são esses os que têm mais conhecimentos, que conseguem alcançar os êxitos, pois para serem treinadores vencedores, existem muitos outros factores que são determinantes. Costuma-se dizer que sem ovos não se fazem omeletas, para construirmos equipas fortes e competitivas, só o conhecimento não chega (ajuda mas não chega), pois será necessário existir um grupo de trabalho com bastante qualidade e humildade, para se alcançarem épocas ganhadoras.
Os discursos dos dirigentes no inicio visam o trabalho e as alegrias que irão encontrar durante a competição; pois mas as alegrias passam pelas vitórias. Num campeonato só vai existir um campeão, ora e os outros serão todos perdedores?
Gostava de deixar duas notas no ar para analisarem!
Ø Na formação – trabalhos fora do contexto e da necessidade para o desenvolvimento humano e desportivo das crianças e jovens.
Ø Seniores – por vezes o treinador é encontrado por amizade ou influência de este ou aquele director. E se depois durante a competição, as coisas correrem mal e não se notar trabalho, são esses mesmos directores os primeiros a criticar, dizendo:
- Mas quem trouxe este “gajo” para aqui? Não percebe nada disto, até eu fazia melhor do que ele!
                                                                                                          JR

Sem comentários:

Enviar um comentário