Artigos publicados

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Projecto de trabalho para formação remodelado 2010 (cont.)

                                   Atletas
                      Um atleta necessita:
a)  Ambição e desejo de ser bem sucedido.
b) Confiança pessoal.
c)  Sentir-se bem com todo o grupo.
d) Boa forma física.
Depois de ter falado sobre dirigentes e treinadores, chega a vez dos atletas. Não vou alongar-me muito vou apenas referenciar alguns aspectos que considero serem os mais importantes.
Como em tudo na vida existem regras, a prática de futsal num clube requer da parte dos atletas um cumprimento de deveres e obrigações, para que todos se sintam tratados de forma igual.
Do livro de Isabel Mesquita “A Pedagogia do Treino”
Modelo de contrato de atleta:
1) Conduta geral (pressupostos para a construção da “Atitude Mental” do atleta)
-- Principio fundamental –
O meu principal objectivo é tornar-me no melhor jogador possível. Apenas eu sou responsável pelas minhas atitudes e como tal devo empenhar-me totalmente no sentido de dar o meu maior contributo.
2) Conduta ao serviço do clube (deveres e direitos).
 -- Principio fundamental –
Comportar-me de forma digna, inspirando respeito por mim próprio, pelos colegas e pelo clube que represento. Nunca me posso esquecer que estou a representar o clube e que todas as atitudes que tomo são avaliadas enquanto atleta do clube e não em meu nome pessoal.
3) Conduta no treino
-- Principio fundamental –
O treino é antes de tudo o processo que permite ao atleta evoluir; da forma como treino decorre vai depender tudo o que a equipa aprende e é capaz de jogar, ou seja, joga-se aquilo que se treina!
Assim é da responsabilidade de todos os atletas dar o seu melhor no treino, através de um esforço sincero e de um grande espírito de entre-ajuda.
4) Conduta no jogo.
-- Principio fundamental –
O jogo é o momento em que todo o nosso sacrifício tem a sua recompensa. Para que esta surja temos de dar o nosso melhor, lutando sempre pela vitória, independentemente do resultado em cada momento.
                                                           

Do meu trabalho de Projecto para a Formação de 2006 criei o Regulamento Interno Desportivo que julgo possa servir de base para qualquer clube.

REGULAMENTO INTERNO DESPORTIVO
Com o crescimento e envolvimento na nossa colectividade, foi criado este regulamento para esclarecimento das tarefas, competências e deveres de cada elemento pertencente a toda a dinâmica do clube.
Quem decide:
v As linhas de orientação serão dadas pela direcção, assim como a distribuição de lugares pelos vários escalões.
v Em cada escalão haverá um responsável directivo, que trabalhará em conjunto com a equipa técnica e fará a ligação com a direcção.
v O líder do grupo de trabalho de cada escalão, será sempre o treinador.
v Qualquer situação que tenha de ser resolvida, será tomada primeiro pelo treinador, se necessário em conjunto com o responsável directivo daquele escalão, ou sendo mais grave em conjunto com a direcção.
Obrigações de todos:
v Representar a colectividade com empenho, dignidade, dedicação e respeito.
v Respeitar os adversários, equipas de arbitragem, público e imprensa, evitando situações desagradáveis para a colectividade.
Objectivos e deveres dos atletas:
·       Respeitar integralmente dirigentes, treinadores, massagista e pessoal de apoio à colectividade.
·       Praticar o respeito mútuo para com os colegas de equipa, quer em deslocações quer nos balneários, nos jogos, nos treinos etc.
·       Criar hábitos de orientação para o futuro:
Organização – escola, catequese, tarefas caseiras, treinos e jogos. O mais importante será sempre o aproveitamento escolar.
·    Ter um grande empenho e uma grande dedicação quer nos treinos, quer nos jogos.
·     Ter espírito de sacrifício, sentido de entreajuda e ser solidário.
Treinos
·     À hora do inicio do treino, o atleta deverá estar devidamente equipado, para isso deverá chegar com a devida antecipação.
·     Os atletas só poderão entrar no recinto de jogo para o treino, à hora marcada e acompanhados pelo respectivo treinador.
·     Antes de cada treino, o atleta deve registar a sua presença na respectiva ficha.
·     Todos os atletas serão responsáveis pelo material e equipamentos distribuídos, cabendo a responsabilidade final aos respectivos treinadores.
·     Qualquer impedimento por motivo de força maior, deverá ser comunicado à equipa técnica se possível 24 horas antes do jogo ou treino.
·     Se o atleta se encontrar lesionado, deve seguir as indicações dadas pela equipa técnica.
·     Não será permitido utilizar auscultadores de musica e telemóvel 15 minutos antes do inicio dos treinos e 45 minutos antes dos jogos.
·     Os atletas deverão ser cuidadosos na manutenção do seu equipamento e instalações da colectividade.
·     A falta aos jogos e treinos sem autorização, será punida gravemente.
Saídas e jogos em casa
·     Horários para as concentrações indicados pela equipa técnica, deverão ser cumpridos. O não cumprimento dos horários poderá levar a que o ou os atletas não façam parte da comitiva.
·     Nas saídas é obrigatório o uso dos equipamentos distribuídos pela colectividade.
·     Os atletas deverão ter um comportamento e postura, correctos e condignos, dentro dos autocarros, carrinhas do clube ou outras viaturas, que os transportem para as actividades da colectividade.

                           Responsabilidade

Ø  Compete à colectividade conduzir os processos relacionados com atletas lesionados.
Ø  Será da responsabilidade dos atletas os maus comportamentos e afirmações proferidas tanto à imprensa como ao público.
Ø  Cartões amarelos ou vermelhos injustificados, serão alvo de análise e poderão ser punidos consoante a sua gravidade.
Ø  Outros comportamentos incorrectos serão também analisados e punidos conforme a gravidade.
Ø  Os treinadores são sempre responsáveis pela conduta e rendimento dos atletas perante a direcção.
Ø  Fazer testes, treinar ou transferir para outro clube, só com a devida autorização do presidente da direcção.
-os casos omissos neste regulamento serão alvo de apreciação e decisão da direcção da colectividade.
É frequente verificar o fracasso de atletas, dada a incapacidade de dominar a vontade, a aplicação, o espírito de sacrifício a ansiedade ou a tensão para treinar ou competir; deve-se ensinar que o êxito consiste em lutar ao máximo para conseguir a vitória.
Pretende-se que sejas um jovem atleta inteligente, humilde, disciplinado, trabalhador, competitivo, agressivo, com espírito de sacrifício e de cooperação. Desta forma serás um atleta ganhador e um verdadeiro campeão.
O desejo de vencer nasce com quase todos nós, a vontade de vencer é uma questão de treino, a maneira de vencer á uma questão de honra.”



Sem comentários:

Enviar um comentário