Artigos publicados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pré-época

Este artigo há semelhança de muitos outros, tem como base o trabalho em clubes amadores, por isso deve ser entendido nessa perspectiva.

Exemplo de idealização para uma pré-época.

Três fases bem distintas e dividida em seis semanas:

  •  Primeira fase apenas uma semana.

Normalmente os atletas vêm de um período de férias onde a sua condição física por norma não é trabalhada. Portanto neste período devemos desenvolver um trabalho no sentido criar bases para que o atleta se prepare para cargas mais intensas.

Portanto cargas leves e alguns exercícios com componente lúdica, para começarem a gerar bom ambiente de trabalho, facilitando a integração de novos atletas, sem que a equipa técnica não perca o controlo e mostre o seu sentido de capacidade de liderança.

  • Segunda fase com três semanas. 

Neste período de trabalho a importância maior tem a ver com a parte física.

1ª Semana com cargas de grande intensidade (força geral e força com dinâmica especifica) e no final dos treinos banhos de água fria (tonificação muscular).

2ª Semana ainda com cargas elevadas (força com dinâmica especifica) e introdução de vários exercícios táticos, quer defensivos quer ofensivos, que serão a base do trabalho para o modelo de jogo pretendido.

Incluindo claro jogos de treino previamente planeados.

3ª Semana, nesta fase já com uma menor intensidade privilegiar o trabalho tático, continuar com jogos de treino e terminar então esta fase com a recuperação física dos atletas. O ideal seria que as equipas conseguissem espaços com banhos e massagens, spam, piscina, pois a recuperação poderá atingir níveis mais satisfatórios e facilitar a disponibilidade física do atleta para novos treinos.


  • Terceira fase com duas semanas


1ª Semana consiste no desenvolvimento do processo de treino virado para o nosso modelo de jogo. As preferências para o nosso sistema defensivo e ofensivo, as nossas transições ofensivas e defensivas, organização de jogo, equilíbrios, etc. Os exercícios são criados para que os atletas criem rotinas, simplificando cada vez mais o entendimento daquilo que lhes vai sendo pedido.

Se possível mais jogos de preparação.

2ª Semana e última de treinos antes da competição.

Sabendo já o adversário a defrontar, ajustar o trabalho no sentido pretendido para esse jogo.


Este trabalho embora bastante simples, pode servir para demonstrar que é necessário planear, para conseguirmos objetivos futuros.
                                                      
                             José Resende

3 comentários:

  1. Uma análise de pré-época virada para o muito antiquada... Fisico e mais fisico, deve ser para preparar jogadores para uma maratona...

    ResponderEliminar
  2. Caro Mister José Resende, li o seu artigo, e não posso deixar de lhe fazer as seguintes questões:
    Em que artigos/estudos científicos baseou a informação aqui publicada?

    Que senhores e/ou senhoras do mundo do estudo do desporto/modalidades e planeamento do treino desportivo teve em conta?

    Creio que o que publicou sejam as ideias que tem em mente, caso contrário citaria os autores aos quais recorreu, certo?
    Esta publicação não tem credibilidade e está, atualmente, desajustada por completo ao que se faz no período de preparação pré-competitivo de uma equipa!!

    Com o devido apreço, opiniões/ideias pessoais respeitam-se, mas publicações sem qualquer fundamentação científica pode induzir muitos seguidores em erro e não se trabalha para o desenvolvimento e formação correta e coerente da modalidade, mas sim para a sua deformação, já para não falar na deformação dos principais recetores da tal "carga", os atletas.

    De salientar também, que plágio é considerado um crime, pelo que deve citar todas as suas fontes e autores, não tomando como suas, as palavras de outras pessoas.

    Este comentário é apenas uma crítica construtiva ao que apresenta, penso que deve seguir o que tem feito até ao momento, mas preocupar-se com as questões aqui colocadas.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os meus trabalhos se baseiam em ideias minhas, criadas através de conhecimentos meus adquiridos em cursos de Futsal (I e II nível), várias ações de formação ligadas ao desporto, em livros, em pesquisas de documentos na internet e também na minha experiência como treinador de Futsal (12 anos) e como diretor (mais de 15 anos).
      Tento sempre que possível mencionar autores de obras nos artigos, quando se justificam.
      Quando os artigos tiverem conteúdos desajustados, o que até poderá acontecer pois ninguém é dono da verdade, e tenho a humildade suficiente para dizer que ainda tenho muito para aprender, peço que envie, um outro mais credível, pois terei todo o gosto em publicá-lo.

      Abraço

      Eliminar