Artigos publicados

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Para iniciar irei falar em algumas das minhas "Movimentações" no Futsal

   Em Agosto de 2000 fui convidado a liderar (treinar) a equipa feminina da P.A.R.C que iria participar no 1º Campeonato de Futsal feminino na A.F.A. Sempre achei ter alguma capacidade de liderança e este foi a par do gosto pela modalidade, um dos principais motivos que me levaram a aceitar este desafio. Rapidamente percebi que para se ensinar algo, é necessário primeiro aprender (formação).


Cursos de Futsal 1º Nível e 2º Nível foram os principais pilares de aprendizagem, mas sempre que possível a participação em acções de formação e em eventos relacionados com o desporto, pois só assim será possível aumentar os "poucos" conhecimentos adquiridos até a data.

Nós os treinadores temos que fazer formação contínua, pois só assim podemos evoluir de forma progressiva e podermos ser cada vez mais competentes. Uma ajuda bastante preciosa passa pela leitura, pois normalmente os livros trazem-nos conhecimentos valiosos para o nosso desenvolvimento como líderes.

Sempre pensei Futsal de uma forma mais abrangente, onde a minha preocupação não se concentrava só no campo dos resultados desportivos. Tendo sido director responsável pela área desportiva do C.R.C.M e uma vasta experiência como director na P.A.R.C (Pindelo Associação Recreativa e Cultural), durante mais de uma dezena e meia de anos, vários aspectos relacionados com as colectividades eram facilmente por mim identificados.

Em Junho de 2004 fui responsável pela organização da jornada de sensibilização ao Futsal. O motivo que me levou a realizar esta jornada foi de alertar e ajudar possíveis candidatos a treinadores de Futsal, de forma a facilitar a sua integração. Tive ajuda de 2 treinadores e 1 árbitro de Futsal e contamos com a presença de mais de 20 participantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário