Artigos publicados

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projecto de Trabalho para Formação 2006

                                             Cultura desportiva
Um dos objectivos deste trabalho, é tentar contribuir para a forma mais correcta de estar e encarar a participação das crianças e jovens no desporto na nossa colectividade. Esta responsabilidade é de todos, treinadores, dirigentes, pais ou familiares e atletas, seja na perspectiva da formação de futuros praticantes, seja na formação de futuros cidadãos, para quem o desporto deve ser uma actividade saudável, que se gosta de praticar.

O ideal será atrair mais jovens à prática desportiva na nossa colectividade, para isso será necessário respeitar os princípios fundamentais para o seu desenvolvimento; neste contexto é necessário formar e elucidar todos os que fazem parte de toda esta dinâmica.

A forma correcta e adequada no trabalho e nas atitudes daqueles que condicionam a prática, levara a que possamos crescer bem evitando o abandono das crianças e jovens, assim como condicionando o apoio e a mobilização dos familiares na evolução e crescimento da colectividade. O papel dos directores e treinadores será fundamental para esse sucesso.

Na maior parte das vezes, os treinadores, pais e dirigentes, tendem a fazer da prática desportiva, um espaço de afirmação pessoal, centralizando o resultado desportivo a curto prazo, como sendo este o principal objectivo, transmitindo um ambiente, quer no treino quer na competição, de uma forma penalizante para o futuro dos atletas. É necessário trabalhar sem estes indicadores, mas sim apontando como metas a evolução gradual e temporal para o sucesso.

As crianças e jovens se forem bem encaminhados, quer na vertente desportiva, quer na vertente social, acabam por se transformar em potenciais atletas com sucesso e em cidadãos bem preparados para a vida.



                                                                                  José Resende



Sem comentários:

Enviar um comentário