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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Projecto de trabalho para formação remodelado 2010

                        “Projecto de trabalho para formação”



Este trabalho baseia-se em ideias minhas criadas através de conhecimentos adquiridos na formação, em pesquisas e também de alguma experiencia prática como treinador e director.

Formação

Todos precisamos de uma formação contínua, pois só assim poderemos estar minimamente preparados para podermos evoluir de uma forma capaz e evolutiva. Este trabalho pretende servir de ajuda, principalmente às pequenas colectividades. Será um trabalho abrangente que envolve directores, treinadores, atletas e familiares de atletas.

Qualquer associação, clube ou colectividade tem sempre em mente o seu crescimento. Para isso torna-se necessário que a organização e o planeamento sejam uma prioridade para esse crescimento.

A organização e o planeamento aliados à seriedade e disciplina, são factores fundamentais para se poder evoluir com sucesso.
Organização: a distribuição correcta das pessoas com tarefas pré-definidas para o desenvolvimento das suas competências, de forma a não haver atropelos nem sobreposições.

Planeamento: programar e planear fazendo ajustes e correcções, será a melhor forma de crescermos e evoluirmos, tornando-nos mais fortes e mais capazes para o futuro.

Com o crescimento e envolvimento desportivo numa colectividade, torna-se necessário que o planeamento e a organização sejam uma prioridade para o bom funcionamento e o bem-estar de todos.

Aos directores: Cabe a tarefa de gerirem da melhor forma os aspectos relacionados com o seu escalão, cumprindo e zelando para que nada falte. Também assumirão os assuntos relacionados com a dinâmica de envolvimento com os familiares, no sentido de criarem uma identidade cada vez maior com o clube e o seu crescimento.

Aos treinadores: E sabendo que apesar de alguma experiência e vivência na modalidade, acabam por realizar um trabalho desconexado com a realidade, esquecendo os princípios básicos e necessários para que possa haver uma evolução correcta, bem organizada e planeada. Quando o trabalho não é bem elaborado de forma a haver evolução contínua, o que no desenvolvimento dos atletas.

Aos atletas: Será exigido organização e disciplina para que todos se possam sentir úteis e com vontade de crescer, tanto como atletas assim como homens e poderem avançar para o futuro com confiança.

Aos familiares: No campo desportivo, o esclarecimento quanto ao trabalho que irá ser realizado, ao reflexo e à importância que podem ter no apoio aos jovens. Na colectividade, o envolvimento, o apoio e a ajuda para o seu crescimento.


“Semeando as raízes do trabalho, organização e disciplina, teremos sempre o prazer de saborear os frutos do sucesso”.

Prof.José Laudier A. S. Filho

                                       Cultura desportiva


Um dos objectivos deste trabalho, é tentar contribuir para a forma mais correcta de estar e encarar a participação das crianças e jovens no desporto. Esta responsabilidade é de todos, treinadores, dirigentes, atletas e pais ou familiares dos atletas, seja na perspectiva da formação de futuros praticantes, seja na formação de futuros cidadãos, para quem o desporto deve ser uma actividade saudável que se gosta de praticar. O ideal será atrair mais jovens à prática desportiva, para isso será necessário respeitar os princípios fundamentais para o seu desenvolvimento; neste contexto é necessário formar e elucidar todos os que fazem parte de toda esta dinâmica.

A forma correcta e adequada no trabalho e nas atitudes daqueles que condicionam a prática, levará a que possamos crescer bem evitando o abandono das crianças e jovens, assim como condicionando o apoio e a mobilização dos familiares na evolução e crescimento das colectividades. O papel dos treinadores e directores será fundamental para esse sucesso.

Na maior parte das vezes os treinadores, pais e dirigentes tendem a fazer da prática desportiva um espaço de afirmação pessoal, centralizando o resultado desportivo a curto prazo, como sendo este o principal objectivo, transmitindo um ambiente quer no treino quer na competição, uma forma penalizante para o futuro dos atletas. É necessário trabalhar sem estes indicadores mas sim apontando como metas a evolução gradual e temporal para o sucesso.

As crianças e jovens, se forem bem encaminhados quer na vertente desportiva, quer na vertente social, acabam por se transformar em potenciais atletas com sucesso e em cidadãos bem preparados para a vida.

No plano das competências técnicas é importante o saber fazer, e nas humanas o saber ser e estar.

         Directores

Ser director de uma pequena colectividade é criar uma disponibilidade gratuita sem obrigatoriedade, mas sendo assim de grande responsabilidade e que será motivada apenas pela sua vontade.

Nem todos os directores conseguem criar esta prestação de forma positiva, pois só a motivação não chega. Seria bom que existissem mais acções de formação para dirigentes, pois ser dirigente desportivo já requer bastantes competências e conhecimentos na área desportiva.

Para evitar que haja confusão directiva, o factor mais relevante será a distribuição dos directores pelas secções, ou escalões, pois irá tornar a sua utilidade directiva com sentido e responsabilidade.

Organização de escalões

• As linhas de orientação devem ser dadas pela direcção.

• Os directores responsáveis por cada escalão farão a ligação com a direcção nas reuniões directivas.

• O passo seguinte será a escolha do treinador.

• O treinador deve fazer a escolha da sua equipa técnica.

• O treinador em conjunto com a sua equipa técnica e com o ou os directores responsáveis desse escalão, deverão escolher o resto dos elementos necessários para formar o resto do grupo de trabalho.

• O líder do grupo de trabalho desse escalão será sempre o treinador.



Algumas das competências do director responsável:

• Criar as condições necessárias para o bom funcionamento do grupo de trabalho

• Receber os árbitros, GNR e comitiva das equipas nas nossas instalações

• Responsável pelo material

• Responsável pela organização nas saídas: material, documentos e toda a comitiva

• Coordenar o transporte

• Criar processos de trabalho com familiares dos atletas: inscrições, transporte, publicidade, etc.

De certeza que muitas mais tarefas vão aparecer durante a época e que irão ser desenvolvidas bem ou mal, conforme a sua dinâmica e capacidades. No relacionamento com os familiares dos atletas, será conveniente criar uma dinâmica de envolvimento e de cooperação, de forma a que todos se possam identificar cada vez mais com a colectividade, ajudando ao seu crescimento. Convém executar estes trabalhos sempre de forma harmoniosa, evitando choques e aproveitando o máximo de colaboradores possíveis.

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